Variáveis e Input: Deixando seu código Python inteligente

3 caixas em cima de uma mesa de madeira. Na primeira da esquerda pra direita temos uma caixa azul com uma tag escrita nome e com o valor Maria dentro da caixa. Na segunda temos uma caixa verde com o nome idade, guardando o valor 30. Na terceira e última temos uma caixa amarela com o nome preco, guardando o valor 19.99.

E aí, pessoal! Na última postagem, demos nosso primeiro passo no mundo da programação, escrevendo um “Olá, mundo!”. Agora, vamos aprender a guardar e, mais importante, a pedir informações para que nosso programa possa conversar de verdade com quem o usa.

Pense na sua casa. Você tem armários, gavetas e caixas para guardar as coisas, certo? Cada caixa tem uma etiqueta para você saber o que tem dentro: uma caixa de “brinquedos”, uma de “livros”, uma de “ferramentas”.

Na programação, as variáveis funcionam exatamente como essas caixas. Elas são espaços na memória do computador onde a gente guarda informações, e cada variável tem um nome (a etiqueta) para que a gente possa encontrar o que guardamos lá dentro.

Colocando informações nas caixas

Para criar uma variável em Python, a gente dá um nome para ela e, em seguida, usa o sinal de igual (=) para guardar o valor lá dentro. É como se a gente estivesse dizendo: “Olha, computador, cria uma caixa chamada nome e guarda o texto ‘Maria’ nela”.

nome = "Maria"
idade = 30
preço = 19.99

Viu como é simples? Criamos três variáveis: nome, idade e preço.

Tipos de informações

Nem todas as caixas são iguais, certo? Uma caixa para guardar parafusos é diferente de uma para guardar um bolo. O mesmo acontece com as variáveis. O computador precisa saber qual tipo de informação ele está guardando, e esses são os tipos de dados. Vamos ver os mais comuns:

  • Texto (string): Para guardar palavras, frases ou qualquer texto. Em Python, a gente usa aspas ("" ou '') para indicar que algo é um texto. No nosso exemplo, a variável nome é do tipo string.

  • Número Inteiro (int): Para guardar números inteiros (sem vírgula), como sua idade, a quantidade de itens em um estoque, etc. A variável idade é do tipo int.

  • Número com Ponto Flutuante (float): Para guardar números com casas decimais (com vírgula, que na programação a gente usa ponto). O preço é um exemplo perfeito desse tipo.

Deixando a nossa mensagem mais inteligente

Agora que temos as nossas variáveis, podemos usá-las para criar mensagens personalizadas. Em vez de escrever tudo “na mão”, podemos pedir para o Python inserir os valores das nossas “caixas” no texto. Essa técnica se chama interpolação de string.

Em Python, uma forma comum de fazer isso é usando as f-strings (strings formatadas). Basta colocar a letra f antes das aspas e, dentro do texto, usar chaves {} com o nome da variável que você quer usar.

print(f"Olá, meu nome é {nome}, tenho {idade} anos e o preço do meu produto favorito é R${preço}.")

Quando você executar esse código, o Python vai substituir as chaves pelos valores que estão guardados nas nossas variáveis, e o resultado será:

Olá, meu nome é Maria, tenho 30 anos e o preço do meu produto favorito é R$19.99.

Legal, né? Isso nos permite criar mensagens e saídas dinâmicas, que mudam de acordo com a informação que a gente tem nas variáveis.

Pedindo informação para o usuário com input()

Até agora, as informações das nossas variáveis foram definidas por nós, no código. E se quisermos que o nosso programa pergunte algo para a pessoa que o está usando? Para isso, usamos a função input().

A função input() faz o programa pausar e esperar que a pessoa digite algo e pressione Enter. O que for digitado, ela guarda em uma variável.

Vamos refazer nosso exemplo, mas agora pedindo o nome e a idade para o usuário:

nome = input("Qual é o seu nome? ")
idade = input("Qual é a sua idade? ")

print(f"Olá, {nome}! Que legal que você tem {idade} anos.")

Quando você rodar esse código, o programa vai primeiro mostrar a frase “Qual é o seu nome? “, esperar você digitar seu nome e, depois, fazer o mesmo com a idade. O resultado final será uma mensagem totalmente personalizada!

Atenção: A função input() sempre retorna a informação como um texto (string), mesmo que você digite um número. Para trabalhar com cálculos, você precisará converter esse texto para um número, mas isso é um assunto para o nosso próximo post!

Por que isso é tão importante?

Variáveis e a função input() são a base de qualquer programa interativo. Você vai usá-las para tudo! Para guardar a pontuação de um jogo, o nome de um usuário, os preços de produtos em um site, ou a temperatura de uma cidade.

Ao entender como elas funcionam, você constrói um alicerce sólido para o aprendizado de conceitos mais avançados. Portanto, pratique bastante! Crie suas próprias variáveis e use o input() para fazer o programa conversar com você.

Na próxima postagem, vamos aprofundar um pouco mais nessa questão dos tipos de dados e descobrir como fazer operações matemáticas com as variáveis. Fiquem ligados!

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