
Na última postagem, conversamos sobre como armazenar dados em variáveis e como o computador pode “ouvir” o que digitamos usando o comando input(). Hoje vamos aprender como o python pode nos ajudar a resolver problemas matemáticos!
Sabe quando você precisa dividir a conta no restaurante ou somar o valor dos produtos do mercado? O Python pode ser seu melhor amigo nessas horas, funcionando como uma super calculadora.
Vamos apreder como realizar operações matemáticas com Python. Para cada uma, usamos um operador diferente. Esse operador nada mais é do que um símbolo especial que diz para o Python o que fazer.
Soma e Subtração
Para somar, usamos o símbolo de mais (+). Para subtrair, usamos o símbolo de menos (-). Esses operadores funcionam exatamente como você aprendeu na escola.
Exemplo prático: Pense na sua conta bancária. O operador + representa um depósito, enquanto o - representa um saque.
# Criando as variáveis para nosso exemplo
saldo_inicial = 100
deposito = 50
saque = 20
# Realizando as operações
saldo_final = saldo_inicial + deposito - saque
# Imprimindo o resultado
print(saldo_final)
No código acima, o Python vai somar o valor de saldo_inicial com o valor de deposito e subtrair o valor de saque, guardando o resultado na variável saldo_final.
Multiplicação
Para multiplicar, usamos o asterisco (*).
Exemplo prático: Se você compra 3 caixas de lápis, e cada caixa tem 12 lápis, para saber o total, você usa o operador * para multiplicar o número de caixas pelo número de lápis em cada uma.
# Variáveis do nosso exemplo
caixas = 3
lapis_por_caixa = 12
# Realizando a multiplicação
total_de_lapis = caixas * lapis_por_caixa
# Imprimindo o resultado
print(total_de_lapis)
Divisão
Para dividir, usamos a barra (/).
Exemplo prático: Imagine que você e 3 amigos (4 pessoas no total) compraram uma pizza com 12 fatias. Para saber quantas fatias cada um pode comer, você usa o operador /.
# Variáveis do nosso exemplo
fatias = 12
amigos = 4
# Realizando a divisão
fatias_por_pessoa = fatias / amigos
# Imprimindo o resultado
print(fatias_por_pessoa)
O módulo: o resto da divisão
Essa é uma operação que talvez você não conheça, mas é super útil! Usamos o símbolo de porcentagem (%) para calcular o resto de uma divisão.
Exemplo prático: Você tem 10 balas e quer dividir igualmente entre 3 crianças. Cada criança vai receber 3 balas, e vai sobrar uma. Essa bala restante pode ser encontrada usando o operador de módulo.
# Variáveis do nosso exemplo
balas = 10
criancas = 3
# Realizando a operação de módulo
balas_restantes = balas % criancas
# Imprimindo o resultado
print(balas_restantes)
Um detalhe importante sobre a divisão
Quando usamos a barra (/), o Python sempre retorna um número com casas decimais, ou seja, um número float.
Por exemplo:
# Divisão com resultado "inteiro"
resultado = 10 / 2
print(resultado)
Mesmo que o resultado seja 5, o Python vai imprimir 5.0. Ele faz isso para manter a consistência, já que a divisão nem sempre resulta em um número inteiro.
Se você quiser apenas o resultado da divisão em um número inteiro (sem as casas decimais), você pode usar duas barras (//).
# Divisão inteira
resultado = 10 // 3
print(resultado)
Nesse caso, o Python vai dividir 10 por 3 e retornar apenas a parte inteira do resultado, que é 3.
Modificadores de Atribuição
Às vezes, queremos alterar o valor de uma variável e salvar o resultado nela mesma. Em vez de escrever minha_variavel = minha_variavel + 10, podemos usar uma forma mais curta e elegante: os modificadores de atribuição.
Exemplo prático: É como se você estivesse atualizando sua pontuação em um jogo. Você pode dizer “Minha pontuação é igual à minha pontuação mais 10 pontos”, ou, de forma mais direta, “Adicione 10 pontos à minha pontuação!”.
Confira os principais modificadores:
+=: Adição e atribuição. Ex:pontos += 10é o mesmo quepontos = pontos + 10.-=: Subtração e atribuição. Ex:vidas -= 1é o mesmo quevidas = vidas - 1.*=: Multiplicação e atribuição. Ex:salario *= 1.1é o mesmo quesalario = salario * 1.1./=: Divisão e atribuição. Ex:total /= 2é o mesmo quetotal = total / 2.%=: Módulo e atribuição. Ex:resto %= 3é o mesmo queresto = resto % 3.
Conclusão
Viu só como o Python pode ser útil? Com essas operações e os modificadores, você já consegue resolver um monte de problemas do dia a dia.
No próximo post, vamos aprender como fazer o Python tomar decisões. Imagine que você quer que seu programa diga “parabéns!” se a nota for maior que 7, ou “reprovado” se for menor. Vamos mergulhar nesse universo e ver como o Python pode responder a perguntas específicas.
Se você quer aprofundar seus conhecimentos em Python com projetos práticos, temos uma ótima recomendação. O livro que indicamos a seguir utiliza uma abordagem focada em projetos, perfeita para quem quer aprender com a mão no código.
Além de desenvolver suas habilidades em Python e criar projetos para o seu portfólio, a compra deste livro através do nosso link de afiliado nos ajuda a manter o blog e a produzir mais conteúdos de qualidade para você.
“Curso Intensivo de Python: uma Introdução Prática e Baseada em Projetos à Programação”: https://amzn.to/3HWfwfq